Blogger templates

Faça sua contribuição

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que você vê não é o que você vê...


Números 13:32,33 "E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todos o povo que vimos nela são homens de grande estatura.”
Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigante), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim como tabem o éramos aos eus olhos."

A questão que eu quero tratar é o fato de que uma vez que você ouviu a voz de comando de Deus para guiá-lo para a terra prometida, há duas maneiras de você ver a mesma coisa.
Você só tem que decidir qual será o tipo do seu olhar, você pode olhar com os olhos da carne, ou pode olhar com os olhos da fé.

Com você acha que Deus lhe vê? A Bíblia nos diz que ele nos amou quando ele nos via mortos em delitos e pecados. Quando o homem vê um morto, ele enterra, mas Deus não vê como o homem vê. "…porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, ..." 1 Samuel 16:7b
O fato é que os espias se dividiram em dois grupos, Josué e Calebe viram o que os demais viram, mas optaram por enxergar além do que viram, os demais optaram por ficar somente com a visão exterior.
Por causa da visão exterior, que o homem carnal tem, aqueles 10 espias, não só descreve o que eles viram na cidade, como também descrevem como eles se viram face ao que viram.
Como você se vê, face ao que você vê diante de você? Como gafanhoto, cauda, zero a esquerda, João ninguém? E por ai vai…

A verdade é que uma vez que nos entregamos a Cristo, não podemos mais ficar olhando as situações, as pessoas, as coisas com o olhar do homem, mas sim com o olhar de Deus.
Agora imagine, se Deus olha-se para você quando você estava morto em delitos e pecados, como você olhar para um morto, Ele lhe enterraria. Como Ele não olha assim, Ele enviou o seu filho para lhe trazer de volta a vida.

Duas dimensões
Só poderemos ter uma compreensão melhor sobre este tema, se entendermos que na verdade vivemos agora, em duas dimensões diferentes. Vivemos no mundo, mas não somos do mundo. João 17:11 "Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo,...", João 17:15,16 "Não peços que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou."

Bem… se Jesus esta dizendo que estamos no mundo, mas não somos do mundo, entendo que primeiro vivo numa dimensão chamada mundo, mas não pertenço a ela, porque também faço parte de outra dimensão, que dimensão então seria esta? A dimensão do poder, a dimensão do Espírito Santo.
Eu chamo isto de a Matrix Espiritual, é isto mesmo que você pensou a idéia é a mesma do filme Matrix, estrelado pelo ator Keanu Reeves. Vivemos em duas dimensões diferentes.

Você pode até estar chocado, mas o fato é que vivemos em mundos paralelos, desde a fundação do mundo. Quer ver? Gênesis diz que a terra era sem forma e vazia (mundo físico), o Espírito do Senhor pairava sobre a face da terra (mundo Espiritual). Quando Deus liberou o haja no mundo espiritual, ele se materializou no mundo físico, e então é assim até hoje.

O problema é que não olhamos as coisas deste jeito e achamos que a nossa luta é nesta dimensão material, física, e que devemos lutar com nossas próprias forças e recursos, quando na verdade é na dimensão espiritual e que devemos lutar com as forças e recursos de Deus. Efésios 6:12 "Nossa luta não é contra carne e sangue, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."

No filme Matrix os mocinhos trafegam no cyberespaço através da linha telefônica, indo do presente ao futuro, e vice-versa, combatendo o mal, buscando o oráculo que poderiam lhe dar instruções e poder para vencer o inimigo.

Mas, deixando Hollywood para lá, e voltando para esta dimensão bem real, que a nossa vida cotidiana neste mundo, embora não sejamos mais dele como demonstrado acima, o fato é que se não soubermos olhar desta forma, nossa atitude diante das circunstâncias sempre será a mesma que atitude dos 10 espias, que foram ver Canaã, a terra prometida.

Então vamos lá, o que foi que eles viram! Números 13:27, 31, 33 "…Fomos à terra que nos enviastes: e, verdadeiramente mana leite e mel; este é o fruto dela., ... Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós., …vimos ali gigantes… e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos."

Aqueles homens puderam enxergar o que Deus prometeu, mas o que os intimidou, foi que eles viram o que Deus não havia prometido, mas que Deu entregou no pacote, eles viram as adversidades, e valorizaram mais elas do que a promessa de Deus, uma atitude totalmente baseada na visão da carne.

Eles se imaginaram como gafanhotos e imaginaram que os homens daquela cidade também o veriam assim, eles se auto diminuíram, não lembraram que desde a saída do Egito eles estavam andando com um Deus grande.

Você percebe que é assim que muitas vezes vemos as coisas, enxergamos a benção nesta dimensão, enxergamos os desafios nesta dimensão, mas não somos capazes de enxergarmos a vitória na dimensão do Espírito, ficamos impressionados com o que vemos, com os olhos da carne, que nos esquecemos de onde somos e qual é o poder que temos e que não ficamos intimidados quando olhamos com os olhos da fé (dimensão do Espírito).

O que diferencia Josué e Calebe dos demais, é que eles viram tudo o que os demais espiam viram, mas resolveram permanecer coma visão na dimensão do Espírito, a expectativa deles não estava na capacidade do povo em conquistar, mas na capacidade de Deus em fazê-los conquistar. Números 14:6-9 "…Josué …Calebe…rasgaram as vestes. ...A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. …Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará,… Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais… o Senhor é conosco.”

O desfecho desta história você já sabe, a Bíblia diz, que Josué era velho e ainda tinha terra para conquistar.

O que você vê não é o que você vê, quando olha com os olhos da fé.
Quando você vê um morto com olhos da fé, você o vê ressuscitado em Cristo.
Quando você vê, um irmão rebelde com os olhos da fé, você vê transformado em Cristo.
Quando você se vê num beco sem saída com os olhos da fé, você crê que na dimensão do espírito já tem uma saída pronta para você, basta trazer a existência pela fé, através da oração.

Deixe de olhar as circunstâncias da vida com os olhos da carne e passe a olhar com os olhos do Espírito.
Acesse a Matrix Espiritual pela oração, trazendo para a dimensão deste mundo, aquilo que ainda não é.
Se ainda tem dúvidas, busque o oráculo de nosso Deus, a Bíblia Sagrada, ela tem instrução e poder para você.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook More