Blogger templates

Faça sua contribuição

domingo, 13 de março de 2011

Até que ponto você está disposto a morrer? Pseudo-Expiritualdade x Espiritual


Introdução

Esta é uma reflexão sobre a realidade vivida por muitos, que pensa ser espiritual, quando está vivendo uma pseudo-espiritualidade.

Espiritualidade, qualquer um podem alcançar através de tantos ensinos filosóficos, mas ser espiritual só pode ser alcançado em primeiro lugar através de um novo nascimento, nascimento da água e do Espírito, e a partir  dai, exercitando a fé, colocando em prática os ensinamentos Bíblicos, crescendo na graça e no conhecimento.

Esta reflexão tem este propósito levar você a um crescimento sobre o tema, chamar sua atenção para uma realidade que talvez você esteja vivendo. Sendo membro de uma igreja, orando, expulsando demônio, cantando no coral, servindo em um ministério, pode ser um pastor, missionária, operando nos dons do Espírito, mas vivendo uma pseudo-espiritualidade.

1. Porque você esta lutando para permanecer vivo?


Gl 2:20  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

O Apóstolo Paulo, chega um momento de sua vida, que declara, estou totalmente morto, porque ele diz que não é ele quem vive, mas Cristo é quem vive nele.

O conceito de morte aqui, não é o da morte física, mas da morte de suas vontades e princípios humanos, para viver as vontades e princípios espirituais de Cristo. Esta não uma morte súbita e sim paulatina.

O problema de muitos de nós é que queremos fazer prevalecer a nossa vontade, ou seja, precisamos nos manter vivos. Quando renunciamos nossa vontade, nossos planos, nossos projeto temos uma sensação de morte, de não sermos quem somos. O fato é que quando chegamos a este ponto é que Cristo viverá em nós, e ai viveremos a vida de Cristo em nós de forma integral e não mais teremos a sensação de morte e sim de vida.


2. Começando no Espírito e se aperfeiçoando na carne


Gl 3:1
2 Quero saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais agora, vos aperfeiçoando na carne?

O perigo da religiosidade, esta em acharmos que por conta da nossa "espiritualidade", somos espirituais, quando na verdade estamos operando na carne, portanto na verdade somos carnais e não espirituais.

Refletiremos de forma mais aprofundada neste ponto mais adiante, quando falarei de Pseudo-Espiritualidade X Espiritual.

Rm 6:11-12
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

Quando iniciamos nossa vida de fé, estamos totalmente abertos as coisas de Deus, começamos no Espírito,  mas com o passar do tempo, muitos de nós, porque não, a maioria de nós,  permitimos que o pecado reine, ou seja, permitimos que a carne de a voz de comando, fazemos parte da igreja, mas estamos  afastados de Deus, vivendo uma vida de pecado.

Cuidado seu relacionamento esta corronpendo você!

1 Cor  15:31-33
31  Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.
32  Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos que amanhã morreremos.
33  Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
34  Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.

Á problemática do relacionamento, é que muitas vezes, nos permitimos manter relacionamento com pessoas, que tem certo nível de "espiritualidade", mas não é nem um pouco espiritual, esta pessoa na verdade tem uma má conversão, e ai irá corromper os seus bons costumes. Se você não ficava olhando os defeitos das pessoas, passará a olhar, se você orava, passará a não orar, se você não faltava às reuniões de oração, passará a falta, se você já havia se afastado do pecado, voltará a pecar.

Ficamos nos perguntando por que estamos fracos na fé, deixa eu lhe dizer uma coisa. Quando você se relaciona com crente Denorex (parece mais não é), você estará sujeito a se corromper e deixar que o pecado venha reinar em sua vida.

A pergunta que eu faço é: as pessoas que você tem se relacionado, tem lhe influenciado para ser um cristão espiritual, ou para ser um cristão carnal?

Você te fato tem sido espiritual ou é um tem uma pseudo-espiritualidade?


3. O que você tem que renunciar que tem lhe entristecido?


O Jovem rico
(  Mt 19:16-30  Lc 18:18-30  ),(  Mt 19:16-22    Lc 18:18-23  )
17  E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18  E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20  Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21  E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
22  Mas ele, pesaroso(contrariado) desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.


A passagem do Jovem Rico, nos deixa claro que Jesus em algum momento espera de cada um de nós renúncia total. É impossível ser espiritual sem renuncia, sem morte.
o    O jovem rico deveria renunciar sua riqueza;
o    Paulo por exemplo teve que renunciar todo seu conhecimento, e o seu posicionamento pessoal, quanto ao seu conhecimento ele diz que o considera como esterco;
o    Moisés teve que renunciar a vida no palácio;
o    Pedro teve que renunciar a profissão de pescaria;
o    O que você precisa renunciar?
·   Sua vontade, seus princípios, seus desejos, os conceitos que você sempre achou ser corretos e  talvez o sejam, mas não condiz com a vontade de Deus.

O apóstolo Paulo, depois de um encontro real com Deus (repito: encontro real com Deus) ele renuncia seus princípios, princípios estes que ela achava estar correto, e por conta deles matava os cristãos , ja disse acima, certo momento Paulo renuncia todo o seu conhecimento e o tendo por esterco.

O problema de muitos crentes é que ainda não tiveram um encontro real com Deus, que  os leve a uma renuncia verdadeira, e porque tem um certo nível de "espiritualidade", acha que não deve mudar seu padrão de comportamento, vivendo de fato uma vida carnal.

Assim como o jovem rico se entristece, vira as costas e continua apegado ao que não quer renunciar.

Jesus é o grande exemplo de renuncia.  Renuncia sua divindade, renunciou seu lugar no céu ao lado do Pai, sua renuncia esta expressa na sua obediência, a Bíblia diz que obedeceu até a morte e morte de cruz.

A pergunta que não quer calar: até que ponto você esta disposto a morrer?


4. Pseudo Espiritualidade x Espiritual


O cerne desta reflexão esta aqui. Até que ponto a pseudo-espiritualidade tem a ver com ser espiritual.

Para que você entenda meu ponto de vista, vejo que preciso conceituar os termos que aqui utilizo.

Pseudo Espiritualidade: é espiritualidade buscada simplesmente para contemplar anseios pessoais, é espiritualidade que pode se encontrada por qualquer um nas prateleiras filosóficas de tantas religiões que nós é oferecida, é a espiritualidade  da igreja evangélica baseada apenas na manifestação de Dons do Espírito Santo e até mesmo do exercício de ministérios. Pseudo-espiritualidade causa um frenesi exterior, mas que não muda em nada o homem interior.

Espiritual: ser espiritual do ponto de vista bíblico, é ter Cristo entronizado em sua vida, ou seja, Cristo mudando você, vivendo em você e através de você.

A igreja de Corinto um exemplo de pseudo-espiritualidade?
Uma igreja onde Paulo ensina a respeitos dos Dons Espirituais, afim de que não fossem ignorantes, pressupõe-se que ela é espiritual. Acontece que quando lemos o capítulo 3 de 1 Coríntios vemos que esta não é a realidade desta igreja, que se mostra uma igreja de fato carnal.

Onde esta a pseudo-espiritualidade? Tem a manifestação dos dons, mas não tem os frutos do Espírito.


1 Co 3:1-3
1 Eu porém, irmãos, não pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.
2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; poque não podíei suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

Se você ler o livro de Coríntios notará uma série de outros problemas, além do ciúmes e contenda, isto é certamente fruto de uma igreja carnal como Paulo diz.

Quero chamar sua atenção para o fato de que esta é uma realidade também da igreja hodierna, onde temos manifestação dos Dons Espirituais, pessoas que pregam, que oram, lideram, exercem o ministério, mas que também tem cedido aos desejos  da concupsiciência da carne.

Paulo é enfático, não sois espirituais, sois carnais. Fico pensando no grande dia em que estaremos diante de Jesus Cristo.

Mt 7:22-23
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca voz conheci. Aparta-vos de mim, os que praticais iniquidades.

Mt 25:41-46
41 Então, o Rei dirá também aos que estive à esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o foto eterno, preparado para os diabo e seus anjos.
42 Porque tive fome, e não me deste de comer; tive sede, e não me destes de beber;
42 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestiste; achando-me enfermo e preso, não festes ver-me.
44 E eles perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um deste mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

O livro de Mateus nos mostra dois tipos de comportamento de uma igreja que tem uma pseudo- espiritualidade, a igreja que profetiza, expulsa demônio e faz milagre em nome de Jesus, mas considerada por ele com falsa e a igreja que nega o cuidado com o próximo, tanto uma como a outra não será salva.

b.       A pseudo-espiritualidade na verdade máscara a imaturidade espiritual, veja algumas características de um crente imaturo.
                                       i.      Instável na fé
Ef 4:14 para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.
                                      ii.            Não sai  dos princípios elementares
Hb 5:12 Com efeito, devendo já ser mestres, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido.
                                    iii.            Precisa de ensino
Gl 4:1-3
1 Digo que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo.
2 Ele está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão, debaixo dos rudimentos do mundo.

Ser ou não ser Espiritual, eis a questão.
No obstante ao plágio de Shakespeare(rsrsrsrsrs),  neste ponto quero listar algumas características relevantes, na vida do homem espiritual, tais características deve ser a busca de todo aquele que de fato quer ser um cristão autêntico, um cristão espiritual de fato.

a.      Tem que esta disposto a morrer (renunciar)
O grande problema do novo nascimento em Cristo é que muita gente não entende que só pode nascer do Espírito, se morrer na carne. Este morrer na carne é a auto-negação da sua própria vontade.  É a morte do eu, do ego, é o abandono daquilo que muito queremos fazer, é abandono daquilo que achamos ser correto,  principalmente quanto estamos contrariados.
Esta auto-negação nos leva a seguir carregando a nossa cruz,  não desistimos, seguimos.
Mt. 16: 24 Então , disse Jesus a seus discípulos; Se alguém que vir aós mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Gl 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscência.

b.     Tem que esta disposto a ser guiado pelo Epírito
Esta história de ser guiado pelo Espírito tem sido mal compreendida por muitos, pois por conta de uma espiritualização, pautada no misticismo profético, entende que ser guiado pelo Espírito, é ser guiado por profecias, simplesmente.

Pode parecer que sou contra a profecia, mas é um ledo engando, sou um profeta, o fato é que tenho aprendido que qualquer profecia que não tenha respaldo Bíblico não é verdadeira. O fato é que temos muita profetada (profecia sem base Bíblica) que tem levado muitas pessoas a pensar que estão sendo guidas pelo Espírito de Deus, quanto na verdade estão sendo guiadas pelo espírito do homem, então você temque decidir,  será guiado pelo Espírito de Deus ou pelo espírito de homens.

Note no texto abaixo, que andar no Espírito esta intrisicamente ligado a mortificar os feitos da carne, lembre-se você não tem como escapar da morte.

Rm 8:13-14
13 Porque, se viverdes, segundo a carne, caminhais para a morte; mas se, pelo Espírito, mortificarde os feitos do copro, certamente, vivereis,
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Gl 5:6 Digo porém: andai  no Espírito e jamais satisfarei à concupisciência da carne.

Quando começamos a olhar as situações ao nosso redor por uma perspectiva humana, estamos olhando com os olhos da carne, logo alimentamos o desejo carnal, abrimos uma porta malinga no nosso coração, e nos afastamos do Espírito de Deus, dando vasão ao desejo carnal, caindo em pecado.

Quando olhamos as situações ao nosso redor com os olhos da fé, pautado numa vida espiritual, sendo de fato espiritual, Paulo diz que discernimos tudo.
À partir do discernimento da situação temos a condição de tomar a descisão de seguir em frente, não dando atenção para o desejo da carne.
1 Co 2:15  Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

c.      Tem que esta disposto a obedecer
Crente que diz que é espiritual mas não obedece, na verdade tem uma pseudo-espiritualidade. Em contra-partida, temos o exemplo do homem que é nosso exemplo de  homem espiritual, e tal espirutualidade é manifestada também em sua obediência.
No texto abaixo, Paulo diz para não se associar a pessoas desobediêntes, porque certamente elas lhe contaminarão com este espírito de desobediência.
2Tess 14-15
14 Caso alguém não preste obidiência à nossa palavra dado por esta epístola, nota-o; nem vos associes com ele, para que fique envergonhado.
15 Todavi, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

Filp 2:8 a si mesmo se humilhou, tornar-se obediente até a morte e morte de cruz.

d.     Tem que esta focado nas coisas do alto
Ser espiritual significa estar focado nas coisas do Espírito, nas coisas de Deus, pois as coisas terrenas são secundárias.
Col 3:1-2
1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são daqui da terra.

e.      Tem que esta disposto a não se contaminar
Alguém disse, diga me com quem tu andas que eu digo quem tu és. Esta frase, simplesmente quer dizer você é influenciado através das pessoas que você anda. Dependendo com quem você anda você se contamina espiritualmente, você será o que as pessoas incutirem na sua mente.
Há um pressuposto errôneo de que ímpio são apenas os descrentes, se você pensa assim este enganado, CUIDADO!!!! Tem muito crente ímpio por ai, contaminando crentes que querem ser fiéis.
Sl 1:1 Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

f.       Tem que esta disposto a se encher do Espírito
Ou você se enche do Espírito, ou embriaga-se com as coisas deste mundo.
Ef 5:18 E não voz embriagueis com vinho (coisas deste mundo), no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

Em que consiste encher do Espírito? Encher do Espírito significa buscar a Deus através de vários meios, portanto deixo aqui algumas atitudes prática, para que você se encha do Espírito.

·         Se incline para as coisas do Espírito, fale, busque as coisas do Espírito (estudo e reflexão bíblica, forme um grupo de estudo bíblico)
Rm 8:5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

·         Mortifique a carne (jejue)
A mortificação da carne através do jejum só é possível através de disciplina, assim como fazer dieta para emagrecer.
Rm 8:13 Porque, e viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certametne, vivereis.
"São Francisco de Assis  fundamentado sobre a visão dicotômica do homem medieval no que se refere a alma e o corpo. Prega que o espírito é o elemento de eleição divina, enquanto a carne deve ser adestrada. O corpo é o barro a ser moldado. Este discurso tinha como principal objetivo cercear os impulsos sexuais, os desejos carnais."


·         Busque ao Senhor , ore enquanto você pode, ore em casa, na rua, no trabalho, não perca uma reunião de oração de sua igreja.
Is 55:6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto esta perto.

·         Ore em línguas estranhas
1 Co 14:4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica …
Mc 16:17 Estes sinais seguirão aos que crêem; em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas.

g.      Tem que estar disposto a gerar os frutos do Espírito
Gl 5:22
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Há um outro pressuposto errôneo entre muitos crentes, de que o fruto do Espírito é gerando no crente, sem a participação do crente e por isto temos muitos crentes cheios da manifestação do dons do Espírito, sem nenhum fruto do Espírito, logo é carnal. Com disse foi o que aconteceu coma igreja de Corinto.

Isto acontece porque a expectativa de certos crentes é que o Espírito venha em sua vida, e mude ele sem que ele seja colocado a prova através de situações que exigirá dele, uma atitude que revele nele tal fruto. Explicando melhor, quando você é tentado a comer além da conta, você deve exercer o fruto do domínio próprio, correto? Agora na realidade o que acontece é que quando você é tentado a comer além da conta, é você que tem que tomar a iniciativa de dizer que não vai comer, e ai o Espírito entra em ação, gerando em você o fruto para que você possa sustentar esta posição, tendo domínio dela e não sendo dominado por ela.


Conclusão

Não podemos nos iludir com o fato de que podemos demonstrar uma espiritualidade, que não tem nada a ver com ser espiritual, se de fato, não experimentarmos  uma mudança interior, que nos deixe cada vez mais parecido com Cristo.

Ser espiritual é ter a mente de Cristo, o cheiro de Cristo, o mesmo sentimento houve em Cristo, é ter a imagem de Cristo refletida em nós.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook More